Projeto de lei quer tornar sepultamento de feto obrigatório independente de idade gestacional

 

Projeto de lei quer tornar sepultamento de feto obrigatório independente de idade gestacional

Também a declaração de óbito, documento requerido para a certidão, exigida para sepultamento ou cremação
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualmente, a emissão da declaração de óbito pelo médico e o sepultamento ou cremação são obrigatórios quando o feto morre a partir de 20 semanas de gestação, conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina. Nos casos de óbito fetal com menos de 20 semanas de gestação, peso abaixo de 500 gramas e estatura menor do que 25 centímetros, a declaração e consequentemente o sepultamento ou cremação são opcionais e o hospital encaminha o material biológico para incineração.

Um projeto de lei em tramitação na Câmara de São José dos Campos (PL 124/2025) apresentado pelo vereador Sérgio Camargo (PL) pretende tornar obrigatório, no município, “o sepultamento digno (ou cremação, a critério da família) de nascituros e de natimortos, independentemente da idade gestacional, do peso corporal ou da estatura do ser humano concebido”. A proposta determina que seja fornecida a declaração de óbito à família. 

Segundo o autor, “o ato de sepultar oferece um espaço físico e simbólico para os pais e familiares vivenciarem o luto de maneira mais concreta e humanizada”. Um tratamento da perda gestacional “mais ético e respeitoso do que a entrega à coleta especializada equivalente a resíduo hospitalar”, argumenta o parlamentar.

O texto recebeu parecer contrário na comissão de Justiça e favorável na de Promoção Social e poderá ser votado, sem prazo nem previsão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para estagiar na Comunicação da Câmara SJC terminam quinta (12)

Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança

Câmara aprova em 1º turno proposta que permite mudança na destinação de áreas institucionais