Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança

 

Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança

Data criada por lei no ano passado valoriza a dança como expressão cultural, social e educativa
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Em comemoração ao Dia Municipal da Dança, a Câmara de São José dos Campos sediou na sexta-feira (11) o segundo encontro Dança, Arte e Cultura, que destacou a importância cultural, social e educativa da arte na cidade. O evento contou com a participação de dançarinos, produtores culturais, bailarinos e coreógrafos locais em apresentações rítmicas de variados estilos. 

A cerimônia foi conduzida pela vereadora Juliana Fraga (PT), autora da lei 10.973/2024, em co-autoria com outros 15 parlamentares, que incluiu no calendário oficial do município a data de 29 de abril como o Dia da Dança. O projeto que originou a lei foi aprovado em plenário em agosto de 2024, ano em que foi realizada a primeira edição do encontro.

Além de promover a arte, o evento enfatizou a dança como meio de auxílio no desenvolvimento cognitivo, coordenação motora, agilidade e percepção espacial, além de estimular a sociabilidade. Entre as apresentações, coreografias de ballet clássico, street dance, dança de solo contemporânea, danças do ventre, cigana e flamenca por grupos de crianças, jovens e idosas. 

Se apresentaram no plenário da Câmara profissionais como as bailarinas Mirian Zel, Aline Bastos e Heloísa de Oliveira, a produtora cultural Márcia Borges, o professor de ballet clássico e sapateado Pedro Amon, a instrutora de fitdance Maria Eugênia e o ator e artista da dança Matheus Garcia acompanhados de alunos profissionais e amadores. O público presente foi convidado e aceitou participar da dança de encerramento, um ritmo pop de fitdance, que combina dança coreografada com exercícios físicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para estagiar na Comunicação da Câmara SJC terminam quinta (12)

Vereadores apreciaram 7.355 documentos no primeiro semestre.