Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança
Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança
Data criada por lei no ano passado valoriza a dança como expressão cultural, social e educativa
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em comemoração ao Dia Municipal da Dança, a Câmara de São José dos Campos sediou na sexta-feira (11) o segundo encontro Dança, Arte e Cultura, que destacou a importância cultural, social e educativa da arte na cidade. O evento contou com a participação de dançarinos, produtores culturais, bailarinos e coreógrafos locais em apresentações rítmicas de variados estilos.
A cerimônia foi conduzida pela vereadora Juliana Fraga (PT), autora da lei 10.973/2024, em co-autoria com outros 15 parlamentares, que incluiu no calendário oficial do município a data de 29 de abril como o Dia da Dança. O projeto que originou a lei foi aprovado em plenário em agosto de 2024, ano em que foi realizada a primeira edição do encontro.
Além de promover a arte, o evento enfatizou a dança como meio de auxílio no desenvolvimento cognitivo, coordenação motora, agilidade e percepção espacial, além de estimular a sociabilidade. Entre as apresentações, coreografias de ballet clássico, street dance, dança de solo contemporânea, danças do ventre, cigana e flamenca por grupos de crianças, jovens e idosas.
Se apresentaram no plenário da Câmara profissionais como as bailarinas Mirian Zel, Aline Bastos e Heloísa de Oliveira, a produtora cultural Márcia Borges, o professor de ballet clássico e sapateado Pedro Amon, a instrutora de fitdance Maria Eugênia e o ator e artista da dança Matheus Garcia acompanhados de alunos profissionais e amadores. O público presente foi convidado e aceitou participar da dança de encerramento, um ritmo pop de fitdance, que combina dança coreografada com exercícios físicos.
Comentários
Postar um comentário