Professor José Carlos de Oliveira recebe a medalha Cassiano Ricardo
Professor José Carlos de Oliveira recebe a medalha Cassiano Ricardo
Prestes a completar 91 anos de vida, ele dedicou 72 ao ensino e aos professores públicos
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em sessão solene na Câmara Municipal nesta quarta-feira (16), o professor José Carlos de Oliveira recebeu a medalha Cassiano Ricardo pelos relevantes serviços prestados à cidade. A honraria foi concedida pelo decreto legislativo 46/24, proposto pelo vereador Fernando Petiti (PSDB) e aprovado por unanimidade.
O parlamentar relembrou a trajetória do homenageado, também contada por fotos. Nascido em São José dos Campos em 1934, ele estudou no Instituto de Educação João Cursino, onde se formou professor em 1952. Por 3 anos lecionou no João Cursino como professor substituto efetivo no primário e à noite ministrava aulas para adultos. De 1955 a 1962 trabalhou como professor estadual e diretor em outras cidades: Tupi Paulista, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato e Santa Branca.
De volta a São José em 1963, e então casado com a professora Elídia Tedesco, atuou no grupo escolar da Vila Maria (escola Suely Antunes de Melo) e no Ginásio Major Aviador José Mariotto Ferreira, dentro do CTA. De 1971 a 1983, ano de sua aposentadoria, foi supervisor na Delegacia de Ensino.
Passou então a defender os direitos dos professores estaduais e municipais, reivindicando uma sede regional do Centro do Professorado Paulista – CPP. Desde 1990, quando foi indicado para a diretoria da unidade de São José dos Campos, é voluntário na associação que abrange os municípios de Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.
A colega na entidade de classe, Eliane Martinelli, representante do CPP-SJC expressou sua gratidão pela convivência, serviço e amor à missão de educar. Disse que, mais do que um mestre inspirador, José Carlos tem sido um formador de cidadãos e defensor incansável da valorização dos profissionais da educação.
As filhas Maria Antonieta Oliveira Pego e Rosina Elídia de Oliveira Coutinho ressaltaram que o pai é um exemplo de vida e profissionalismo. Como professor e diretor de escola, sempre respeitoso e calmo, deixou marcas profundas e duradouras. Elas contaram que todos os dias José Carlos acorda cedo e se arruma para trabalhar no CPP, um local voltado à socialização, lazer, desenvolvimento e orientação.
Representando os 19 sobrinhos do homenageado, José Eduardo de Oliveira afirmou que o tio é muito presente no cotidiano familiar. A neta Gabriela de Oliveira Coutinho, os sobrinhos-netos Ana Carolina Segalla Godoy e César Godoy Bertazzoni o descreveram como uma pessoa serena e acolhedora, além de bom contador de histórias.
Ao receber a medalha e o diploma, José Carlos agradeceu em poucas palavras salientando que nada se constroi sozinho ou sem o apoio de outras pessoas para dar continuidade.
Comentários
Postar um comentário