Professor José Carlos de Oliveira recebe a medalha Cassiano Ricardo

 

Professor José Carlos de Oliveira recebe a medalha Cassiano Ricardo

Prestes a completar 91 anos de vida, ele dedicou 72 ao ensino e aos professores públicos
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em sessão solene na Câmara Municipal nesta quarta-feira (16), o professor José Carlos de Oliveira recebeu a medalha Cassiano Ricardo pelos relevantes serviços prestados à cidade. A honraria foi concedida pelo decreto legislativo 46/24, proposto pelo vereador Fernando Petiti (PSDB) e aprovado por unanimidade. 

O parlamentar relembrou a trajetória do homenageado, também contada por fotos. Nascido em São José dos Campos em 1934, ele estudou no Instituto de Educação João Cursino, onde se formou professor em 1952. Por 3 anos lecionou no João Cursino como professor substituto efetivo no primário e à noite ministrava aulas para adultos. De 1955 a 1962 trabalhou como professor estadual e diretor em outras cidades: Tupi Paulista, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato e Santa Branca. 

De volta a São José em 1963, e então casado com a professora Elídia Tedesco, atuou no grupo escolar da Vila Maria (escola Suely Antunes de Melo) e no Ginásio Major Aviador José Mariotto Ferreira, dentro do CTA. De 1971 a 1983, ano de sua aposentadoria, foi supervisor na Delegacia de Ensino. 

Passou então a defender os direitos dos professores estaduais e municipais, reivindicando uma sede regional do Centro do Professorado Paulista – CPP. Desde 1990, quando foi indicado para a diretoria da unidade de São José dos Campos, é voluntário na associação que abrange os municípios de Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca. 

A colega na entidade de classe, Eliane Martinelli, representante do CPP-SJC expressou sua gratidão pela convivência, serviço e amor à missão de educar. Disse que, mais do que um mestre inspirador, José Carlos tem sido um formador de cidadãos e defensor incansável da valorização dos profissionais da educação.

As filhas Maria Antonieta Oliveira Pego e Rosina Elídia de Oliveira Coutinho ressaltaram que o pai é um exemplo de vida e profissionalismo. Como professor e diretor de escola, sempre respeitoso e calmo, deixou marcas profundas e duradouras. Elas contaram que todos os dias José Carlos acorda cedo e se arruma para trabalhar no CPP, um local voltado à socialização, lazer, desenvolvimento e orientação.

Representando os 19 sobrinhos do homenageado, José Eduardo de Oliveira afirmou que o tio é muito presente no cotidiano familiar. A neta Gabriela de Oliveira Coutinho, os sobrinhos-netos Ana Carolina Segalla Godoy e César Godoy Bertazzoni o descreveram como uma pessoa serena e acolhedora, além de bom contador de histórias. 

Ao receber a medalha e o diploma, José Carlos agradeceu em poucas palavras salientando que nada se constroi sozinho ou sem o apoio de outras pessoas para dar continuidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para estagiar na Comunicação da Câmara SJC terminam quinta (12)

Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança

Câmara aprova em 1º turno proposta que permite mudança na destinação de áreas institucionais