Câmara Municipal lança Frente Parlamentar em Apoio e Valorização da Cultura Joseense

 

Câmara Municipal lança Frente Parlamentar em Apoio e Valorização da Cultura Joseense

Cerimônia trouxe falas sobre incentivo a produções culturais e artísticas e a criação de políticas públicas na área




Foi lançada nesta quarta (7), na Câmara Municipal, a Frente Parlamentar em Apoio e Valorização da Cultura Joseense. O evento, que reuniu vereadores, artistas, gestores culturais e representantes da sociedade civil, marcou o início de um trabalho que visa fortalecer a produção cultural de São José dos Campos.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Carlos Abranches (Cidadania) e contou com a presença das vereadores Amélia Naomi e Juliana Fraga (ambas do PT), que com ele compõem a nova frente parlamentar. Em suas falas, os vereadores destacaram o compromisso do legislativo com o fortalecimento das políticas públicas na área.

Os presentes acompanharam uma apresentação, pelo artista e gestor local André Ravasco, das iniciativas culturais do município, como as Casas de Cultura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), e o incentivo à ampliação do tema em espaços e equipamentos públicos. O momento incluiu ainda uma intervenção poética da artista Zenilda Lua, que recitou um poema autoral escrito para o lançamento, com destaque para a democratização de acessos e o incentivo a produções locais.

Convidados para compor a mesa e falar sobre a cultura como ferramenta social, o sociólogo e ex-presidente da FCCR, Alcemir Palma, falou sobre a importância do Sistema Municipal de Cultura na formulação e implantação de políticas públicas, e a escritora, atriz e diretora da Companhia Cultural Bola de Meia, Jacqueline Baumgratz, incentivou a participação em conselhos e planos de cultura como ferramentas essenciais para a gestão e desenvolvimento de políticas culturais.

O lançamento da Frente Parlamentar contou o prestígio de figuras públicas que residem em São José dos Campos: a musicista Raquel Aranha, vencedora do processo participativo do Plano Nacional de Cultura com a proposta de proteção ao patrimônio musical brasileiro, e o produtor executivo Marcelo Torres, que atuou em grandes produções do cinema nacional, como Ainda Estou Aqui e Central do Brasil, e hoje reside na cidade, onde montou uma produtora audiovisual. 

Durante o evento, os vereadores presentes explicaram ao público a importância de uma frente parlamentar no debate sobre temas de interesse público. Eles também informaram que ainda este mês os membros da Frente se reunirão com artistas para a criação de uma comissão de cultura com o intuito de acompanhar a produção do sistema cultural da cidade. Além dos três parlamentares presentes, também fazem parte da Frente Parlamentar em Apoio e Valorização da Cultura Joseense os vereadores Fernando Petiti (PSDB) e Senna (PL),

Ao fim do evento, os presentes acompanharam a apresentação musical dos artistas locais Acácio Oliveira e Vania Nascimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para estagiar na Comunicação da Câmara SJC terminam quinta (12)

Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança

Câmara aprova em 1º turno proposta que permite mudança na destinação de áreas institucionais