Educação, transporte e cidadania: veja os projetos em votação nesta quinta (22)

 

Educação, transporte e cidadania: veja os projetos em votação nesta quinta (22)

Iniciativas abordam desde educação ecológica, até programas de recuperação social e emprego




Na tarde desta quinta-feira (22), durante a 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal de São José dos Campos, os vereadores devem votar 13 projetos e fazer a leitura de outros 12 que estão na pauta, que entram em tramitação.

Entre os projetos que serão votados está o PL 244/2017, de autoria do vereador Marcão da Academia (PSDB), que autoriza a Prefeitura a implantar unidade móvel do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que poderá se deslocar pela cidade. Já o PL 103/2022, dos vereadores Fernando Petiti (PSDB) e Renato Santiago (União), institui a Semana Municipal do Brincar, a ser realizada no fim de maio. Também está na pauta o PL 17/2023, que cria o programa educativo ABC Diabetes nas escolas da rede municipal durante o mês de novembro. A proposta tem como objetivo orientar pais, alunos e profissionais da educação sobre os sintomas do diabetes e os cuidados com crianças e adolescentes que convivem com a doença.

Outro projeto em votação é o PL 255/2023, do vereador Thomaz Henrique (PL), que proíbe a participação de crianças e adolescentes em desfiles, eventos e atividades financiados pela Prefeitura que tenham como referência a Parada do Orgulho LGBTQIA+. O vereador também é autor do PL 152/2025, que permite à Prefeitura firmar parcerias com instituições religiosas com foco na evangelização e na recuperação de dependentes químicos.

Na área da educação, o PL 96/2025, do vereador Fabião Zagueiro (PSD), cria a disciplina “Iniciação à Ecologia” para integrar o currículo das escolas públicas municipais. A matéria será ensinada com o objetivo de reforçar a cidadania e incentivar os alunos a cuidarem da natureza. O PLC 4/2025, também do vereador, concede isenção na tarifa de transporte público municipal aos atiradores do Tiro de Guerra de São José dos Campos, desde que estejam fardados e com o cartão de identificação militar.

O PL 158/2025, de Renato Santiago (União), propõe o Programa Choque de Ordem no Município, voltado à fiscalização, regularização e melhoria da ordem urbana. A execução ficará sob responsabilidade de órgãos municipais como a Guarda Civil, a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Mobilidade e a Vigilância Sanitária, garantindo o cumprimento das normas sobre o uso do espaço público.

Outras propostas em pauta incluem a declaração do poeta e jornalista Cassiano Ricardo como patrono da Educação Joseense, o reconhecimento de utilidade pública para a Associação de Amigos, Moradores e Empreendedores da Região Sul de São José, e a denominação do Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), que passará a se chamar Centro Especializado em Reabilitação III Papa Francisco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para estagiar na Comunicação da Câmara SJC terminam quinta (12)

Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança

Câmara aprova em 1º turno proposta que permite mudança na destinação de áreas institucionais