Propostas no esporte, meio ambiente, saúde, infância e inclusão estão na pauta

 

Propostas no esporte, meio ambiente, saúde, infância e inclusão estão na pauta

Entre os 15 projetos de lei para votação estão maus-tratos, dependência química, respeito à religião, paradesporto, calistenia, diabetes e árvores



pauta da 34ª sessão, nesta quinta (12), tem 17 projetos legislativos para leitura e 15 para votação.

No esporte, o PL 354/2025, do vereador Renato Santiago (União), autoriza a criação de um centro paralímpico no Poliesportivo João do Pulo e o PL 1/2025, do vereador Fabião Zagueiro (PSD), autoriza a Prefeitura a instituir como modalidades oficiais os esportes denominados Street Workout (exercícios de rua) e Calistenia, e estabelece normas para a prática em parques, praças e espaços públicos.

De mesma autoria, o PL 357/2024, do vereador Fabião Zagueiro (PSD), dispõe sobre a criação de um programa municipal de combate a maus-tratos contra crianças ou adolescentes com deficiência. O texto prevê que hospitais, clínicas, postos de saúde, escolas e creches comuniquem casos formalmente ao Ministério Público e à unidade do Conselho Tutelar.

Na educação, o PL 111/2025, do vereador Thomaz Henrique (PL), exige formação em pedagogia para auxiliares de classe e demais profissionais que atuam diretamente com crianças nas escolas públicas, CEDINs e CECOIs. Se aprovado, quem já ocupa o cargo terá até 5 anos para obter o diploma. 

O parlamentar também é autor do PL 152/2025, que autoriza a Prefeitura a firmar parcerias com instituições religiosas, sem ônus para a administração municipal, para recuperação de dependentes químicos, desde que haja consentimento ou solicitação da pessoa em tratamento para abordagem religiosa.

Outra proposta na pauta de votação, o PL 114/2025, do vereador Sérgio Camargo (PL), dispõe sobre a proteção à liberdade religiosa contra quaisquer atos de insulto, ofensa (vilipêndio) ou escárnio público contra templos, casas de culto, imagens, objetos de devoção.

Na área ambiental, o PL 97/2025, do vereador Carlos Abranches (Cidadania), autoriza a criação do programa “Vaga Verde”, com o objetivo de ampliar a arborização urbana por meio do plantio de árvores em áreas de estacionamento de ruas e avenidas (no chamado leito carroçável). Ele também propõe o PL 118/2025, que trata da instalação de placas informativas em praças e locais públicos de São José dos Campos a fim de orientar sobre a convivência entre seres humanos e espécies silvestres.

Na saúde, o PL 120/2025, do vereador Fernando Petiti (PSDB), estabelece  validade por tempo indeterminado para o laudo médico que comprove o diagnóstico de diabetes tipo 1 emitido por médicos da rede pública ou privada. 

O PL 124/2025, do vereador Sérgio Camargo (PL), garante o direito ao sepultamento digno de fetos e natimortos, independentemente da idade gestacional ou peso. 

Já o PL 332/2022, do vereador Renato Santiago (União), autoriza a Prefeitura a exigir que bares, restaurantes, lanchonetes, casas de eventos e estabelecimentos similares incluam nos cardápios frases de alerta sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. 

Dois projetos criam datas relativas à inclusão. O PL 112/2025, de Fernando Petiti (PSDB) institui a Semana de Conscientização e Combate ao Capacitismo nas escolas municipais, em dezembro, com ações educativas voltadas ao combate à discriminação contra pessoas com deficiência. Enquanto o PL 215/2025, do vereador Marcão da Academia (PSD), inclui no calendário da cidade o Dia do Profissional de Apoio Especializado em Educação Especial, anualmente em 14 de abril.

Completam a pauta nomeação de área verde e concessão do título de Cidadão Joseense.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inscrições para estagiar na Comunicação da Câmara SJC terminam quinta (12)

Vereadores apreciaram 7.355 documentos no primeiro semestre.

Evento reúne artistas da cidade para celebrar o Dia Municipal da Dança